quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cora Coralina : Todas as vidas




" Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau olhado ,
acocorada ao pé do borralho ,
olhando para o fogo .
Benze quebranto .
Bota feitiço ...
Ogum . Orixá .
Macumba , terreiro .
Ogã , pai-de-santo ...

Vive dentro de mim
a lavadeira do Rio Vermelho .
Seu cheiro gostoso
d'água e sabão .
Rodilha de pano .
Trouxa de roupa ,
pedra de anil .
Sua coroa verde de são-caetano .

Vive dentro de mim
a mulher cozinheira .
Pimenta e cebola .
Quitute bem feito .
Panela de barro .
Taipa de lenha .
Cozinha antiga
toda pretinha
Bem cacheada de picumã .
Pedra pontuda .
Cumbuco de coco .
Pisando alho-sal .

Vive dentro de mim
a mulher do povo .
Bem proletária .
Bem linguaruda ,
desabusada , sem preconceitos ,
de casca grossa ,
de chinelinha ,
e filharada .

Vive dentro de mim
a mulher roçeira .
- Enxerto da terra ,
meio casmurra .
Trabalhadeira .
Madrugadeira .
Anafabeta .
De pé no chão .
Bem parideira .
Bem criadeira .
Seus doze filhos .
Seus vinte netos .

Vive dentro de mim
a mulher da vida .
Minha irmãzinha ...
tão desprezada ,
tão murmurada ...
Fingindo alegre seu triste fado .


Todas as vidas dentro de mim :
Na minha vida -
A vida mera das obscuras ."



in , " Poemas dos becos de Goiás e estórias mais ."


Nenhum comentário:

Postar um comentário