domingo, 13 de junho de 2010

122º aniversário de Fernando Pessoa





Há 122 anos , no dia 13 de junho de 1888 ,

nascia em Lisboa , Fernando Antonio Nogueira Pessoa ,

filho de Maria Magdalena Pinheiros Nogueira , e

Joaquim de Seabra Pessoa .

Aos cinco anos perde o pai , vítima de tuberculose

pulmonar e no ano seguinte seu único irmão , Jorge .

A mãe casa-se pela segunda vez em 1895 , por

procuração , com o comandante João Miguel Rosa ,

cônsul de Portugal em Durban .

Em 1896 parte com sua mãe e um tio avô para Durban ,

na África do Sul , local onde a seleção brasileira de

futebol fará seu 3º jogo na Copa de 2010 , no próximo dia

25 de junho , frente a seleção portuguesa .

Em Durban , o poeta viverá dos 07 aos 17 anos e este

será um período decisivo para sua formação .

Escreveria mais tarde :

" ( ...) Decorreu tranquila a minha

infância e boa foi minha educação .

Mas desde que tive consciência de mim mesmo ,

percebi em mim uma inata tendência à mistificação ,

à mentira artística .

Acrescente-se a isso um grande amor espiritual ,

pelo misterioso , pelo obscuro que , afinal de contas ,

era apenas uma forma e variação daquela minha outra

característica , e a minha personalidade estará

completa para a intuição .

Tive sempre , desde criança , a necessidade

de aumentar o mundo com personalidades fictícias ,

sonhos meus rigorosamente construídos , visionados

com clareza fotográfica , compreendidos por dentro

das suas almas ( ...)

esta tendência não passou com a infância ,

desenvolveu-se na adolescência , radicou-se com o

crescimento dela , tornou-se finalmente a forma natural

do meu espírito .

Hoje já não tenho personalidade : quanto em mim

haja de humano , eu o dividi entre os autores vários

de cuja obra tenho sido o executor .

Sou hoje o ponto de reunião de uma pequena

humanidade só minha .

Trata-se , contudo , simplesmente do temperamento

dramático elevado ao máximo ;

escrevendo , em vez de dramas

em atos e ação , dramas em almas ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário