quarta-feira, 2 de junho de 2010

SÓCRATES


Fui apresentada a Sócrates , aos 16 anos ,
pela Marilena Chauí , minha professora de
filosofia , na época .
Ela nos ensinava que Sócrates dedicou-se
à filosofia depois de ter ido ao templo de
Apolo Delfo e ter ouvido uma voz interior
( que ele chamava de daímon) , que o fez compreender
que o oráculo inscrito na porta do templo :
" Conhece-te a ti mesmo " , era a sua missão .
Ela também nos explicava que a expressão
" Sei que nada sei " , ninguém podia duvidar
ser de Socrates .
Confesso que , não entendia , exatamente , as
duas expressões .
Hoje , depois de décadas , muitas vezes me surpreendo
perplexa com os acontecimentos e com as pessoas ,
e penso :
" Nossa .... como eu não sei nada ...
Quanto mais o tempo passa mais tento me conhecer ... "




Um comentário:

  1. Querida Marisa,
    Não sabemos nada, mas se amamos a poesia, sentimos tudo.
    Parabéns pelo blog, é lindo. Pelo texto é brilhante. Parabéns pra você.
    Beijo,
    Nédier

    ResponderExcluir