segunda-feira, 22 de novembro de 2010

De novo , Fernando Pessoa



PALAVRAS DE PÓRTICO :

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa :

" Navegar é preciso ; viver não é preciso ."

Quero para mim o espírito desta frase ,

transformada para a casar com o que eu sou:

Viver não é necessário ; o que é necessário é criar .

Não conto gozar a minha vida ; nem em gozá-la penso .

Só quero torná-la grande , ainda que para isso tenha

de ser o meu corpo e minha alma a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade ; ainda que

para isso tenha de a perder como minha .

Cada vez mais assim penso .


Cada vez mais ponho na essência anímica do meu

sangue o propósito impessoal de engrandecer a

pátria e contribuir para a evolução da humanidade .

É a forma que em mim tomou o misticismo


da nossa Raça .



"Palavras de Pórtico" , é uma nota solta ,

não assinada , publicada pela primeira vez

na primeira edição do livro "Mensagem",

de Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário