sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

90º aniversário de Clarice Lispector



( ... )

" Nasci na Ucrânia , terra de meus pais .

Nasci numa aldeia chamada Tchechenilk , que não

figura no mapa de tão pequena e insignificante.

Quando minha mãe estava grávida de mim , meus

pais já estavam se encaminhando para os

Estados Unidos ou o Brasil , ainda não haviam

decidido : pararam em Tchechenilk para eu nascer ,

e prosseguiram viagem .

Cheguei ao Brasil com apenas dois meses de idade .

( .... )


Fui preparada para ser dada à luz de um modo tão

bonito . Minha mãe já estava doente , e, por uma

superstição bastante espalhada , acreditava-se que ter

um filho curava uma mulher de uma doença .

Então fui deliberadamente criada :

com amor e esperança .

Só que não curei minha mãe .

E sinto até hoje esta carga de culpa :

fizeram-me para uma missão determinada e eu falhei .

Como se contassem comigo nas trincheiras de

uma guerra e eu tivesse desertado .

Sei que meus pais me perdoaram eu ter nascido em

vão e tê-los traído na grande esperança .

Mas eu , não me perdoo .

Queria que simplesmente se tivesse feito um milagre:

eu nascer e curar minha mãe ."


Clarice Lispector
, in " CLARICE ," de Benjamin Moser

Nenhum comentário:

Postar um comentário