domingo, 12 de dezembro de 2010

Faíza Hayat



( ...)

" Estou hoje melancólica , bem sei .

Mas reparem , repara tu também , Filipa ,

onde quer que estejas , que assim como

há sol na palavra solidão , há mel na

palavra melancolia . Tanto mel .

Os homens , minha querida mãe , ao menos

aqueles que tenho conhecido , não cultivam

a memória .


Ao contrário , exercitam o esquecimento .

Há vantagens nisso , sabes ?

Os homens sempre me pareceram muito menos

rancorosos do que as mulheres .

O rancor exige uma boa memória .

Um homem que nunca sabe onde guardou a chave

de casa , os óculos , ou o telemóvel , e são quase todos ,


deve ter também alguma dificuldade em

guardar rancores .

Acho que é por isso que , de uma forma geral ,


os homens envelhecem menos rapidamente

do que nós .

O rancor provoca rugas .

Tira brilho ao cabelo.

Torna as unhas quebradiças .

A longo prazo mata .

Devíamos periodicamente recorrer

a uma espécie de cerimônia do

olvido, como quem vai à sauna ,

para limpar a alma das lembranças más .

O amor e o rancor são difíceis de

conciliar . Guardar ambos no coração

e esperar que tal acordo resulte é

como encerrar numa mesma jaula um leão

e um cordeiro , e esperar que o cordeiro

se submeta ao leão ."


Faíza Hayat , in " o evangelho segundo a serpente "

Nenhum comentário:

Postar um comentário