domingo, 6 de novembro de 2011

Fraseador



" Hoje eu completei oitenta e cinco anos .

O poeta nasceu de treze .

Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais,

que moravam na fazenda , contando que eu já

decidira o que queria ser no meu futuro .

Que eu não queria ser doutor.

Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa

nem doutor de medir terras .

Que eu queria ser fraseador .

Meu pai ficou meio vago depois de ler a carta.

Minha mãe inclinou a cabeça .

Eu queria ser fraseador e não doutor .

Então , meu irmão mais velho perguntou :

Mas esse tal de fraseador bota mantimento em casa?

Eu não queria ser doutor, eu só queria ser fraseador.

Meu irmão insistiu :

Mas se fraseador não bota mantimento em casa,

nós temos que botar uma enxada na mão

desse menino pra ele deixar de variar.

A mãe baixou a cabeça um pouco mais .

O pai continuou meio vago .

Mas não botou enxada ."



Manoel de Barros , in " Memórias Inventadas "

Nenhum comentário:

Postar um comentário