sábado, 10 de dezembro de 2011

91 º aniversário de Clarice Lispector



" Em noites de insônia inventei um modo de

adormecer infantil em que eu falo baixo e

muitas vezes dá certo . É um pouco assim ,se

me lembro :

Retrogredi : sou uma criança pequena .

Eu me deito e todos dormem comigo .

Nada de mau pode acontecer .

Tudo é bom e suave . A alma é eterna .

Ninguém nunca morre .

O prazer de ser criança é grande e doce .

Deus se espalha pelo meu corpo :

sua doçura é sentida como um paladar pelo

corpo todo . Está bom .Está bom .

Deus me ilumina toda mas bem em penumbra

para sua luz não me despertar .

Sou uma criança : não tenho deveres ,

só direitos . O prazer de estar viva é de

adormecer . Sinto esse viver lentíssimo como

um sabor pelas pernas e pelos braços .

Minha alma está enfim entregue .

Nada mais tenho a entregar .

Nada me segura mais : vou .

Vou para a beatitude . A beatitude me guia

e me leva pela mão . A beatitude em vida ."



Clarice Lispector , in "Como adormecer "

Nenhum comentário:

Postar um comentário