quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Confissão de Neruda ...



" Muitas vezes me perguntaram quando escrevi

meu primeiro poema , quando nasceu em mim

a poesia .

Tratarei de lembrar .

Muito longe na minha infância e tendo

apenas aprendido a escrever ,senti uma vez uma

intensa emoção e tracei algumas palavras

semirrimadas , mas estranhas a mim ,

diferentes da linguagem diária .

Passei a limpo num papel , preso de uma

ansiedade profunda , de um sentimento até

então desconhecido ,

espécie de angústia e tristeza .

Era um poema dedicado à minha mãe ,

isto é , a que conheci como tal ,

a madrasta angelical ,cuja sombra suave

protegeu toda a minha infância .

Completamente incapaz de julgar minha

primeira produção , levei-a a meus pais .

Eles estavam na sala de jantar , mergulhados

em uma dessas conversas em voz baixa

que dividem mais que um rio o mundo

dos meninos e dos adultos .

Desdobrei o papel com as linhas ,

trêmulo ainda com a primeira

visita da inspiração .

Meu pai , distraidamente ,

tomou-o em suas mãos ,

leu distraidamente e distraidamente

mo devolveu ,dizendo :

- De onde o copiaste ?

E continuou conversando em voz baixa

com minha mãe seus assuntos

importantes e remotos .

Parece-me recordar que assim

nasceu meu primeiro poema e que assim

recebi a primeira mostra distraída

da crítica literária ."



in , " Confesso que vivi "

Nenhum comentário:

Postar um comentário