segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Clarice Lispector



( ...)

" Milagre , não . Mas as coincidências .

Vivo de coincidências , vivo de linhas que

incidem uma na outra e se cruzam e no

cruzamento formam um leve e instantâneo ponto ,

tão leve e instantâneo que mais é feito de

pudor e segredo : mal eu falasse nele ,

já estaria falando em nada .

Mas tenho um milagre , sim .

O milagre das folhas .

Estou andando pela rua e do vento me cai

uma folha exatamente nos cabelos .

A incidência da linha de milhões de folhas

transformadas em uma única , e de milhões de

pessoas a incidência de reduzi-las a mim .

Isso me aconteceu tantas vezes que passei a me

considerar modestamente a escolhida das folhas .

Com gestos furtivos tiro a folha dos cabelos

e guardo-a na bolsa , como o mais diminuto

diamante .

Até que um dia , abrindo a bolsa ,

encontro entre os objetos a folha seca ,

engelhada , morta .

Jogo-a fora : não me interessa fetiche morto

como lembrança .

E também porque sei que novas folhas

coincidirão comigo .

Um dia uma folha me bateu nos cílios .

Achei Deus de uma grande delicadeza ."



in , " O milagre das folhas "

Nenhum comentário:

Postar um comentário