sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Manoel de Barros


" Descobri  aos  treze  anos  que  o que me dava prazer  nas
 leituras  não era  a beleza das frases ,  mas  a doença delas .
Comuniquei  ao  Padre Ezequiel , um meu Preceptor,
esse  gosto esquisito .
Eu  pensava que fosse um  sujeito escaleno .
- Gostar  de fazer defeitos  na frase  é muito saudável ,
o  Padre  me  disse .
Ele  fez  um  limpamento  em  meus  receios .
O  Padre  falou  ainda : Manoel , isso  não é  doença ,
 pode muito  que você  carregue  para  o  resto  da  vida
um  certo  gosto  por  nadas ...
E  se  riu .
Você  não  é  de  bugre ? - ele continuou .
Que  sim , eu respondi .
Veja  que bugre  só  pega  por  desvios , não anda em estradas -
Pois  é  nos  desvios  que  encontra  as  melhores surpresas
e  os  ariticuns  maduros .
Há  que  apenas  saber  errar  bem  seu  idioma .
Esse  Padre Ezequiel  foi  meu  primeiro professor de gramática ."


do   livro ,  "  O  Livro das Ignorãças "

Nenhum comentário:

Postar um comentário