segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ESTADO DE GRAÇA

 
Christine Peloquin
 
" Quem já conheceu  o estado de graça reconhecerá 
 o que vou dizer . Não me refiro à inspiração ,
que é uma graça especial que tantas vezes acontece 
aos que lidam com arte .
O estado de graça de que falo não é usado para nada .
É como se viesse apenas  para que se soubesse 
 que realmente se existe .
 Nesse  estado , além da tranquila felicidade  que se
irradia  de pessoas e coisas , há uma lucidez  que só
chamo de leve  porque na graça  tudo é tão ,
tão leve . É uma lucidez  de quem
 não  adivinha mais : sem esforço , sabe.
  Apenas isso : sabe .
Não perguntem o quê , porque só posso responder
  do mesmo modo infantil : sem esforço , sabe-se . 
E há uma bem-aventurança  física que a nada se compara .
O corpo se transforma num dom .
E se sente que é um dom porque se está experimentando ,
 numa fonte direta ,
a dádiva indubitável de existir materialmente .
No estado de graça  vê-se  às vezes  a profunda beleza ,
antes  inatingível , de outra pessoa .
Tudo , aliás , ganha uma espécie de nimbo  que não é
imginário : vem do esplendor  da irradiação
  quase matemática das coisas e das pessoas .
Passa-se  a  sentir  que tudo que existe - pessoa  ou  coisa -
respira e exala  uma espécie de finíssimo  resplendor
de energia . A verdade do mundo é impalpável .
( ...)
Depois , lentamente se sai . 
(...)
Sai-se do estado de graça  com o rosto liso ,
os olhos abertos  e pensativos  e , embora não se tenha
sorrido , é como se o corpo  todo viesse de um sorriso
suave . E sai-se melhor criatura do que se entrou .
Experimentou-se alguma coisa  que parece
redimir  a condição humana , embora ao mesmo tempo
fiquem acentuados  os estreitos limites desta condição .
E exatamente porque  depois da graça 
 a condição humana se revela  na sua
 pobreza implorante ,
 aprende-se a amar mais , a esperar mais .
 Passa-se  a ter uma espécie  de
confiança  no sofrimento  e em seus caminhos
tantas vezes intoleráveis .
Há dias que são tão áridos e desérticos
 que eu daria anos de minha vida
  em troca de uns minutos de graça ." 
 
 
Clarice Lispector ,
in "  Aprendendo  a Viver "
 
 

8 comentários:

  1. Desejo-lhe um belo dia, com a família. Eu amo visitar aqui. Todas as vezes. É muito trabalho. Muita paixão. E tudo é muito bom. Com respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando um jornalista , escritor e poeta sai da Romênia ,visita meu espaço e ainda me elogia ,minha alma sorri .
      Obrigada , Cristian .
      Beijos a você e família

      Excluir
  2. Ese Estado de Gracia, donde el cuerpo se convierte y transforma en un estado de Don y de Relajación.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos buscamos este estado de graça em nossas vidas , sempre .
      Obrigada , Pedro Luís .
      Grande abraço

      Excluir
  3. Minha querida Marisa,
    Sou sua mais nova amiga virtual, prazer!
    Sua alma de poeta, que escolhe poemas tão belos, cativou meus coração que vagueia pelos versos insanos...
    Me tornei sua seguidora.
    Seu blog é divino!
    Parabéns!
    Beijos salpicados de estrelas e miosótis,
    Martha
    me visite:
    http://ternuraantiga.blogspot.com.br
    terei muito prazer em receber vc!
    Ou tente assim: coloque na busca do Google:
    blog ternura antiga de Martha Marquez e depois me conte, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martha ,
      Fiquei contente com seu comentário e, principalmente , pela mais nova amiga .
      Já sou seguidora do seu blog .
      Grande beijo

      Excluir
  4. Ricardo ,

    Clarice nos deixa deslumbrados mesmo , não é ?
    Beijos

    ResponderExcluir