quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

HOJE ,MANOEL DE BARROS FAZ 96 ANOS !

 
VIVA  O POETA  !
 
" Distâncias somavam a gente para menos .
Nossa morada estava tão perto do abandono que dava
 até para a gente pegar nele . Eu conversava bobagens
profundas com os sapos , com as águas  e com  as
árvores . Meu avô  abastecia a solidão .
A natureza  avançava  nas minhas palavras tipo assim :
O dia está frondoso em borboletas .
 No amanhecer  o sol põe glórias  no meu olho .
O cinzento da tarde me empobrece .
E o rio encosta  as margens na minha voz .
Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade
de pensar . Eu queria que as garças  me sonhassem.
Eu queria que as palavras me gorjeassem .
Então comecei a fazer desenhos verbais de imagens .
Me dei bem . Perdoem-me os leitores desta entrada mas
vou copiar de mim  alguns desenhos verbais  que fiz
para este  livro . Acho-os como os  impossíveis verossímeis
de nosso mestre Aristóteles . Dou quatro exemplos :
1) É nos loucos  que grassam luarais ;
2) Eu queria crescer pra passarinho ;
 3) Sapo é um pedaçode chão que pula ;
 4) Poesia é a infância da língua .
Sei que os meus desenhos verbais  nada significam .
Nada . Mas  se  o  nada desaparecer a poesia acaba .
Eu  sei . Sobre  o  nada  eu  tenho  profundidades ."
 
Manoel de Barros ,
in " Poesia  Completa " 

Nenhum comentário:

Postar um comentário