terça-feira, 5 de março de 2013

EXTREMOS DA PAIXÃO

Brita  Seifert 
 
( ...)
 
Andei  pensando  sobre o amor , essa palavra sagrada .
O que mais me deteve , do que pensei , era  assim:
a perda  do  amor é igual à perda  da morte .
Só  que  dói  mais .
Quando  morre  alguém  que você   ama , você  se dói
inteiro(a) - mas  a  morte  é  inevitável , e  portanto  normal .
Quando  você  perde  alguém que você  ama , e  esse  amor -
essa  pessoa - continua  vivo (a) , há  então  uma  morte
anormal .  O NUNCA  MAIS  de não ter  quem se ama
torna-se  tão  irremediável 
 quanto  não  ter  NUNCA  MAIS quem  morreu .
E   dói  mais  fundo - porque  se  poderia ter ,
 já  que  está vivo(a).
Mas  não  se  tem , nem  se  terá , quando  o  fim  do
amor  é : NEVER  .
 
(  ...  )
Andei  pensando  nesses  extremos  da     paixão ,
quando  te  amo tanto e tão  além do meu ego que -
se  você  não  me  ama :  eu  enloqueço , eu me suicido
com  heroína  ou  eu  mato o presidente .
Me   veio  um  fundo desprezo pela minha/nossa dor
mediana , pela minha/nossa rejeição  amorosa 
 desempenhando papéis 
 tipo sou-forte-seguro-essa - sou-mais -eu .
Que   imensa  miséria o grande amor- depois do não ,
depois do fim- reduzir-se  a  duas  ou três  frases frias
ou  sarcásticas . Num  bar qualquer , numa esquina da vida .
Aí  que  dor : que dor sentida e portuguesa  de
Fernando Pessoa - muito mais sábio- que nunca caiu 
 nessas  ciladas .
Pois  como  já  dizia Drummond , "  o amor car(o,a) colega
esse  não  consola  nunca  de  núncaras ".
E  apesar  de  tudo eu penso sim , eu digo sim,
eu quero Sins . "
 
Caio Fernando Abreu,
in " Pequenas  Epifanias "
 
 
Som  na  caixa ...
 
 
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Es duro, es doloroso, no ser amado cuando se ama todavía, pero es bastante más duro ser todavía amado cuando ya no se ama.
    Como decía Rabindranath Tagore:
    "El Amor es el significado ultimado de todo lo que nos rodea. No es un simple sentimiento, es la verdad, es la alegría que está en el origen de toda creación".
    Gran Entrada.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Luis ,

      Agradeço a visita, o comentário e as palavras de Tagore .
      Tudo muito bom .
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Marisa
    Gostei de ouvir Milton e Chico
    é complicado...ah essas ações desmedidas e extremas... a paixão e o amor ás vezes nos levam a adotar os extremos. Encontrar o equilíbrio nesse momento de agir é alcançar um horizonte suficientemente amplo para entender que o resultado nunca será encontrada nas posturas extremistas.
    Meu carinho
    Boa noite
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felisberto ,

      Gosto bastante da música e da interpretação dos dois .
      Bem à flor da pele , como a escrita do Caio Fernando .
      Beijos

      Excluir
  3. Marisa, aqui é tudo tão intenso e sempre terno.
    Poemas, palavras que voam ao vento e tocam corações...
    Ventanias de sentimentos que nos faz querer voltar a todo instante.
    Grande abraço e lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  4. Malu ,

    O elogio me alegra partindo de pessoa sensível como você . Obrigada .
    Apareça sempre , procuro com carinho o que publico .
    Beijos

    ResponderExcluir