sexta-feira, 26 de julho de 2013

PAULO LEMINSKI

Andrei Markin
 
" você  nunca  vai saber
quanto custa uma saudade
o peso agudo no peito
de carregar uma cidade
pelo lado de dentro
como fazer um verso
um objeto sujeito
como passar do presente
para o pretérito perfeito 
nunca  saber  direito
 
você  nunca  vai saber
o que vem depois de sábado
quem sabe um século
muito mais lindo e mais sábio
quem sabe apenas
mais um domingo
 
você  nunca  vai saber
e isso é sabedoria
nada que valha a pena
a passagem pra pasárgada
xanadu ou shangrilá
quem sabe a chave
de um poema
e olha lá  "
 
 
no poema  , " objeto  sujeito   "
 
Elena  Glushkova
 
" O que quer dizer , diz .
Não fica  fazendo
o que , um dia , eu sempre fiz .
Não fica só querendo , querendo,
coisa que eu nunca quis .
O que quer dizer , diz .
Só se dizendo num outro
o que , um dia , se disse ,
um dia , vai ser feliz ."
 
 
no poema  ," o que quer dizer "
 
Christian Schloe
 
" Voar  com  asa  ferida ?
Abram  alas quando eu falo .
Que mais que fiz na vida ?
Fiz , pequeno , quando o tempo
estava todo do meu lado
e o que se chama passado,
passatempo, pesadelo ,
só me existia nos livros .
Fiz ,depois,  dono de mim ,
quando tive que escolher
entre um abismo , o começo
e essa  história sem fim .
Asa ferida , asa
 ferida ,
meu espaço , meu herói .
A  asa  arde . Voar ,isso não dói ."
 
 
no poema ,  " asas e azares "
 
Daniel F . Gerhatz
 
" cresce  a  vida
cresce o tempo
cresce tudo
e vira sempre
este momento
 
cresce o ponto
bem no meio
do amor seu centro
assim como
o que a gente sente
e não diz
cresce  dentro "
 
 
no  poema , " pergunte  ao  pó" 
 
Som  na  caixa ...
 
 
 
 
 
 

14 comentários:

  1. Olá!Boa tarde
    Marisa,minha amiga...eu admiro o P. Leminski por sua capacidade poética debochada e concreta...esse, sim, consegue "brincar" com as palavras, mas, é como diz o titulo do livro: Distraídos Venceremos...e chegaremos lá!
    Muito obrigado pelo seu carinho comigo sempre
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito do Leminski e fico contente com seu comentário , Felisberto .
      Beijos

      Excluir
  2. Maravillosas Poesías de P Leminski; todas ellas cargadas de un inmenso y profundo contenido.
    Las Pinturas son preciosas.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Luis ,
      Concordo com você , amigo .
      Agradeço a visita .
      Beijos

      Excluir
  3. Outra entrada exquisita, Marisa!
    Envio voce um grande abraco e beijo no seu coracao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente com seu carinho , Carolina .
      Muito obrigada , amiga .
      Beijos

      Excluir
  4. Ola Marisa,meus cumprimentos pela bela postagem.Grande abraço.SU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzane ,

      Agradeço a visita de tão bela e sensível cantora .
      Beijos

      Excluir
  5. De extrema sensibilidade esses poemas.
    Bela seleção.Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poeta Leminski tem belos poemas e fica difícil selecioná-los , Sandra .
      Fico alegre por ter apreciado minhas escolhas .
      Beijos

      Excluir
  6. Belos poemas para começar nossa semana, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisette ,
      Que nossa semana seja tão bonita como os poemas , não é mesmo ?
      Agradeço a visita .
      Beijos

      Excluir