sábado, 20 de janeiro de 2018

A VIDA VERDADEIRA

Pascal  Roy 


" Pois aqui está minha vida .
Pronta para ser usada .

Vida que não se guarda 
nem se esquiva , assustada .
Vida sempre a serviço 
da vida .
Para servir ao que vale 
a pena e o preço do amor .

Ainda que o gesto me doa ,
não encolho a mão : avanço 
levando um ramo de sol.
Mesmo enrolado de pó ,
dentro da noite mais fria ,
a vida que vai comigo 
é fogo :
está sempre acesa . 

( ...) 

A vida vai no meu peito ,
mas é quem vai me levando :
tição ardente  velando ,
girassol na escuridão .

( ...)

Vida , casa encantada ,
onde eu moro e mora em mim ,
te quero assim verdadeira 
cheirando a manga e jasmim .
Que me sejas deslumbrada 
como ternura de moça 
rolando sobre o capim .

Vida ,  toalha limpa ,
vida , posta na mesa ,
vida brasa vigilante 
vida pedra e espuma,
alçapão  de amapolas ,
o sol dentro do mar ,
estrume e rosa do amor : 
a vida .

Há que merecê-la . " 

  
Thiago de Mello , 
no poema " A vida verdadeira "  

Som  na  caixa ...

11 comentários:

  1. ADOREI! Que saibamos viver bem a vida que ganhamos de presente! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. "Quem vive para servir não serve para viver." Belo poema.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edith , a vida é dádiva e devemos respeitá-la . Obrigada pela visita . Beijos

      Excluir
  3. Olá, Marisa!
    Um bonito poema a nos lembrar que a vida é para ser vivida.
    Ouvi e cantarolei muito essa música, que casou perfeitamente com o poema.
    Um abraço e Feliz 2018!
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia , a música também foi por mim cantada várias vezes . Agradeço por ter vindo . Beijos

      Excluir
  4. Nossa, Marisa, como adorei
    tudo, a imagem é um encanto. ..
    Este poema do Thiago de Mello
    é ímpar e a poética dele é
    de excelência! !
    Esta música do nosso Poeta
    Gonzaguinha é um louvor à vida
    ( tem uma emoção nesta música
    contagiante. ..) cantada pela diva
    Maria Bethânia e acompsnhada
    de outra diva Nana Caymi e Miucha,
    haja preciosidade, minha amiga! ...
    Grata por este momento aqui! !
    Semana feliz louvando à vida, amiga.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzete , realmente , imagem , poema e música são louvações à vida . Tão bom ter gostado , amiga . Beijos

      Excluir
  5. Respostas
    1. Maria , obrigada pela visita . Escolho com carinho as postagens . Beijos

      Excluir
  6. Magistral poema!
    Grata pela partilha.
    Bjinho, amiga

    ResponderExcluir